Automação é uma palavra utilizada para se referir ao controle automático, pelo qual os mecanismos verificam seu próprio funcionamento, efetuando medições e introduzindo correções, sem a necessidade da interferência humana. Hoje em dia, pode ser definida como uma tecnologia que utiliza comandos programados para operar um processo, combinados com retroação de informação para determinar que os comandos sejam executados corretamente, frequentemente utilizada em processos antes operados por seres humanos, é a aplicação de técnicas computadorizadas ou mecânicas para diminuir o uso de mão-de-obra em qualquer processo, especialmente o uso de robôs nas linhas de produção. A automação diminui os custos e aumenta a velocidade da produção.
Conheça nossos trabalhos:
No setor da indústria, a ideia de automação vem sendo constantemente utilizada desde o início, aplicada principalmente na melhoria da produtividade e qualidade de processos tidos como repetitivos, estando presente no dia-a-dia das empresas para apoiar conceitos de produção.
Manter processos manuais é lento, desgastante e caro. Em um contexto que exige um alto nível de competitividade e produtividade, não existe mais espaço para atividades realizadas com métodos arcaicos e ultrapassados. Com a automação é possível criar novas formas de se projetar linhas de produção muito mais eficientes, versáteis e rentáveis.
Junto com nossos parceiros, desenvolvemos projetos para aumentar a eficiência de processos, maximizar a produção com o menor consumo de energia, menor emissão de resíduos e melhores condições de segurança, seja material, humana ou das informações.
A principal área de atuação da LFG na automação são com as redes industriais, tipo Profibus DP, PA, ASI e ProfiNet. As redes industriais consistem em protocolos de comunicação usados para supervisionar e gerenciar processos. Isso se dá por meio de uma veloz e precisa troca de informações entre sensores, computadores, máquinas, atuadores, entre outros equipamentos. O diferencial da tecnologia consiste no fato de que o procedimento será feito de forma automática, dedicada ao contexto e ao ambiente industrial. Atualmente muitas empresas que trabalham com tecnologia discreta estão em busca da migração para redes industriais. A LFG em parceria com grandes empresas que desenvolvem a engenharia de programação, tem a equipe de campo qualificada para fazer a montagem e instalação de equipamentos, painéis e ativos de rede.
A instalação de máquinas e equipamentos industriais é uma etapa da montagem industrial essencial para que uma empresa se torne apta a operar com eficiência rapidamente. Tratando-se de elementos complexos, a instalação de máquinas e equipamentos industriais deve ser realizada por profissionais capacitados e experientes.
É recomendável que a instalação de máquinas e equipamentos industriais siga um projeto desenvolvido previamente com vistas a otimizar a produção da empresa contratante, o que requer que os equipamentos instalados operem de forma em toda a sua capacidade e aproveitando o máximo possível os recursos oferecidos pela indústria.